Governo do Amazonas

Últimas Noticias

Construída por ingleses, antiga estação do bombeamento preserva parte da história de Manaus Ponta do Ismael, no bairro da Compensa, é o principal ponto de produção de água tratada na cidade.

A Ponta do Ismael, no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, é o principal ponto de produção de água tratada na cidade. O local conserva parte da história dos 350 anos de Manaus, celebrado nesta quinta-feira, 24 de outubro. Às margens do rio Negro, onde hoje está a captação da Estação de Tratamento de Água I (ETA I), ainda é possível encontrar a antiga estação do bombeamento. Conhecida também como “casarão”, o local ajuda a contar um pouco sobre a Manaus do fim do século XIX e começo do século XX.
Atualmente, cerca de 70% da capital amazonense é abastecida a partir do Complexo. O local conta com duas estações de captação e de tratamento de água, onde todo processo para tornar a água do rio Negro própria para o consumo é realizado. Em média, 630 milhões de litros de água são captados e tratados diariamente no local.
Erguido em 1906, a antiga estação do bombeamento foi construída pela Manáos Improvements Limited, empresa inglesa que administrou o abastecimento de água da cidade no começo do século XX. O bombeamento foi criado para substituir o antigo sistema da Estação D´Água da Cachoeira Grande, no São Jorge, implantado em 1888, ainda na época do Império.

Nenhum comentário