Governo do Amazonas

Últimas Noticias

Como o Brasil reage à letargia do governo Bolsonaro

ÓLEO DE ORIGEM NÃO ESCLARECIDA JÁ ATINGIU 120 PRAIAS DA COSTA NORDESTINA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
O brasileiro cansou de esperar pelo governo. Nenhuma cena traduz melhor essa afirmação que os voluntários nordestinos limpando com as próprias mãos as paradisíacas praias do Nordeste do país atingidas por manchas de óleo. A chocante imagem das areias como que marcadas por poças e bolhas pretas já chegou a 268 localidades em mais de 120 praias nos nove estados da região, segundo levantamento divulgado pelo Governo Federal na segunda-feira (28/10).
Dois meses depois do aparecimento das primeiras manchas de óleo nas praias de Jacumã e Tambaba, na Paraíba, e longe de surgirem sinais de retrocesso do desastre ambiental, brasileiros se articulam para contornar o problema apesar da lenta e ineficaz ação do governo. Além de se exporem ao risco de contaminação durante a limpeza das praias e resgate de animais cobertos pelo óleo, muitos recorreram a mobilizações para cobrar das autoridades uma resposta sobre as investigações da origem do óleo e para pressionar por medidas mais efetivas.
Parte dessas mobilizações se concentra em torno de dois abaixo-assinados criados na plataforma Change.org, que em 10 dias acumulam cerca de 170 mil assinaturas de pessoas sensibilizadas e preocupadas com o avanço do óleo pela costa brasileira. Uma dessas campanhas é liderada pelo recifense e cientista político Felipe Oriá, de 28 anos. Na petição, ele e colegas nordestinos pedem a criação de uma força-tarefa "antes que seja tarde demais".

Nenhum comentário