Alunos da educação infantil e ensino fundamental apresentam projeto ‘Manaus Sem Fumaça’
Alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1, da escola municipal Santo Agostinho, no Santo Agostinho, na zona Oeste de Manaus, apresentaram, durante esta terça-feira, 26/10, o projeto de combate às queimadas urbanas “Manaus Sem Fumaça”. A apresentação dos alunos é resultado da formação de agentes multiplicadores da campanha “Manaus Sem Fumaça: diga não ao fogo”, que ocorreu no início de setembro e foi direcionada aos profissionais da rede municipal de ensino. A formação foi coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Educação (Semed).
De acordo com o coordenador da Divisão Distrital Zona Oeste (DDZ-Oeste), Sérgio Fernandes, as escolas têm desenvolvido várias ações pedagógicas, em parceria com a Semmas, para que assim possam fazer um trabalho de conscientização no combate às queimadas urbanas dentro da cidade de Manaus.
Apresentação
Organizada pelos professores da escola, que faz parte da DDZ-Oeste, da Semed, a apresentação dos alunos foi dividida nos turnos matutino e vespertino. “Foram 80 crianças pela manhã e 70 à tarde, de 4 a 7 anos. Teve teatro, música, exposição de brinquedos reciclados, entre outras atividades”, destacou Araújo.
Um dos pontos altos da apresentação do projeto foi a encenação de uma peça teatral, que tratou sobre a coleta seletiva. “Por meio da música ou teatro, a ideia é que elas possam levar essas mensagens para os pais. A equipe da escola está de parabéns. É assim, unindo as forças, que vamos combater as queimadas e outros ilícitos ambientais”, avaliou Araújo.
Na última semana, alunos da creche Professora Elza Damasceno da Silva, do bairro Santo Antônio, também realizaram apresentações de combate às queimadas.
Nenhum comentário