Prefeitura destaca o papel dos agentes comunitários para a saúde em encontro no Disa Leste
Como parte das atividades de apresentação e aproximação da gestão da rede municipal de saúde, da Prefeitura de Manaus, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a secretária Shádia Fraxe e o subsecretário Djalma Coelho se reuniram na tarde desta quarta-feira, 6/10, com mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam no Distrito de Saúde (Disa) Leste. O encontro foi realizado no Centro Cultural Aníbal Beça, no bairro Novo Aleixo.
Durante a reunião, foram discutidos assuntos de interesse dos ACSs, incluindo esclarecimentos sobre o concurso público para a área da saúde, com previsão de realização em fevereiro de 2022, aposentadoria, licença-prêmio, remuneração, composição de equipes e o modelo de financiamento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa Previne Brasil.
A secretária agradeceu o empenho dos 432 ACSs do Disa Leste, destacando o papel da Estratégia Saúde da Família (ESF) no enfrentamento à pandemia e no apoio à vacinação contra a Covid-19. Shádia também enfatizou o reconhecimento do prefeito David Almeida ao trabalho dos agentes e o interesse da gestão em discutir propostas voltadas para a melhoria das condições de atuação dos agentes em seus territórios e para melhores resultados nos indicadores da saúde municipal.
Ele informou que o edital do concurso com 2.021 vagas, para reposição de pessoal, deve sair até o fim deste mês e, além disso, confirmou que a prefeitura irá construir dez novas unidades de saúde porte IV para ampliar a rede de saúde do município. A secretária aproveitou a oportunidade para pedir que os ACS atuem fortemente no incentivo à vacinação e que ajudem a reduzir o número de usuários em atraso com a segunda dose que, apenas na zona Leste, chega a 37 mil pessoas.
Djalma Coelho, que responde pela subsecretaria de Gestão à Saúde, ressaltou a importância da Atenção Primária no cuidado à saúde da população e na mudança recente do perfil epidemiológico de Manaus, refletido na queda do número de casos, internações e mortes por Covid-19. “Essa mudança está diretamente ligada ao trabalho da Semsa, seja na vacinação, seja nas visitas dos agentes casa a casa, embora outros setores também tenham participação nesse processo”.
A ACS Rosa Andrade da Silva agradeceu a oportunidade de falar diretamente aos gestores, pediu atenção e cuidado com os agentes comunitários e destacou o que esses profissionais fazem na dinâmica da saúde pública. “Nós levamos saúde aos comunitários e a população confia na gente”, disse.
Dentre as muitas atividades que exerce na área há mais de 20 anos, o ACS Sérgio Uchoa citou o combate às fake news. Ele disse que os ACSs também trabalham para promover a conscientização dos públicos atendidos ao levar informação confiável e sensibilizar as pessoas, principalmente para condutas de prevenção a doenças. Citando a importância da escuta na relação entre o profissional de saúde e o paciente, Sérgio ressaltou a importância da escuta na relação entre a gestão e os trabalhadores.
Nenhum comentário