Economia/ Turismo Codese anuncia a 1º Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia em Manaus (AM)
Conselho confirmou também a 4ª Feira do Polo Digital de Manaus para novembro
Membros e representantes das 25 instituições integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), anunciaram, durante a realização da 16ª sessão plenária do (Codese Manaus), que ocorreu na sede do Conselho Regional de Administração (CRA), a realização de dois eventos no segundo semestre de 2022: a 1º Feira de Pesca Esportiva Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia e a 4ª Feira do Polo Digital de Manaus
Com o objetivo de fomentar cadeias produtivas e econômicas na cidade, as duas feiras promovidas pelo Codese reforçam a proposta da associação sem fins lucrativos de fomentar estratégias, a partir da elaboração coletiva de membros da sociedade civil, que sejam capazes de contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus.
De acordo com o presidente do Codese, Euler Guimarães, as duas feiras fazem parte das ações previstas no novo Planejamento Estratégico do Codese Manaus, que foi conduzido e revisado com a consultoria e o apoio do professor Doutor Max Cohen. “O professor nos ajudou a revisar todo esse plano que tinha sido criado ao longo da fundação do Codese, em 2018, com a apoio da Fundação Dom Cabral e nós chegamos à conclusão de que nós precisaríamos rever algumas metas, dentre elas reafirmamos a proposta de colocar Manaus entre as 10 melhores cidades para se viver e, como novidade, colocando a meta também de incluir Manaus entre as 10 melhores cidades para se fazer negócios”, explica Euler Guimarães.
De acordo com o presidente, é com base nessas estratégias que o Codese Manaus busca contribuir, de forma prática, com atividades econômicas. Um exemplo foi quando, a partir das reuniões e estudos das Câmaras Técnicas da associação, foi identificado o potencial de economia digital para a capital amazonense, de forma a tornar a cidade um Polo Digital. “Por isso foi criada a Feira do Polo Digital há quatro anos, um evento que já se consolidou no calendário”, comentou Euler Guimarães. Em 2021, mesmo com as restrições devido a pandemia, a 3ª Feira do Polo Digital gerou, aproximadamente, R$ 3 milhões em negócios, além de R$ 7 milhões prospectados durante a sua realização e a presença de público em torno de 9 mil pessoas.
Em 2022, a 4ª Feira do Polo Digital está confirmada para ser realizada em novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Dom Pedro.
1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura
A novidade de 2022 é a realização da 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia, com previsão para agosto de 2022. O projeto é fruto das estratégias elaboradas pela nova Câmara Técnica de Turismo do Codese Manaus, coordenada pelo empresário e advogado, Caio Kanawati, que também é presidente da Comissão de Turismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É um evento inédito, vamos fazer um pré-lançamento no próximo mês para detalhar melhor como será a feira que ocorrerá em agosto e tem como objetivo fomentar o turismo, especialmente essa atividade econômica, que tem um grande potencial na nossa região”, destacou Ewerton Larry, diretor executivo do Codese Manaus.
Certificação Verde
Durante a plenária, outro ponto a ser destacado foi a Certificação ESG (Environmental, Social e Governance) da 3ª Feira do Polo Digital de Manaus conferida pela empresa Residuum - Gestão e Logística Reversa de Resíduos Sólidos, ao Codese e aos patrocinadores institucionais do evento de 2021, que foram a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) e Banco da Amazônia (Basa). A certificação foi conquistada devido ao projeto de gestão e destinação de forma ambientalmente correta de todos os resíduos gerados na pré-feira (montagem dos stands), durante os três dias do evento e na pós-feira (desmontagem dos stands). “Todo processo de gestão e destinação foi baseado na norma ISO 20121 que é a Norma que estabelece critérios para a realização de eventos sustentáveis, o que confere ao Codese, através do relatório de accountability, o compliance ambiental necessário para o cumprimento tanto dos critérios (Governance), quanto o de (Environmental), tendo também cooperativas beneficiadas com a doação dos resíduos, o que contribui com o (Social), gerando trabalho e renda para várias famílias”, destacou o CEO da Residuum, Maurilio Correia.
Nenhum comentário