Governo do Amazonas

Últimas Noticias

Prefeito David Almeida acompanha ação integrada de combate ao Aedes aegypti



 O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, na manhã desta quarta-feira, 18/5, a ação integrada realizada pelas secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Saúde (Semsa) e Infraestrutura (Seminf), em combate ao Aedes aegypti em vários bairros da capital amazonense. O objetivo é reduzir o risco de ocorrências de casos de dengue, zika vírus e chikungunya, priorizando os bairros com maior índice de infestação no município.

Programação

 

 A intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, que será executada em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) e a Semulsp, terá início no bairro Redenção, que apresentou um índice de infestação predial do Aedes de 3,8%, e que já registra este ano 17 casos notificados de dengue, quatro de zika e dois de chikungunya.

 

 Após a atividade no bairro Redenção, a ação vai passar a atuar nos bairros Zumbi, que apresentou um índice de infestação de 9%, Jorge Teixeira com índice de 4,6%, Alvorada com 4,4%, Lírio do Vale com 2% de infestação e Compensa com 3,4%. “O Ministério da Saúde considera um índice de infestação acima de 4% como de alto risco para as doenças transmitidas pelo Aedes. E os seis bairros foram selecionados a partir da avaliação desse indicador, mas também pela ocorrência de um aumento de casos nos últimos meses”, informou o chefe do Núcleo de Controle da Dengue na Semsa, Alciles Comape.

 

Casos

 

 O município de Manaus registrou este ano, entre janeiro e abril, 867 casos notificados de dengue, 56 casos de zika vírus e 45 de chikungunya. Nesse mesmo período do ano passado, foram notificados 2.906 casos de dengue, 58 casos de zika e 54 de chikungunya.

Nenhum comentário