Lightyear é banido em países do Oriente Médio por beijo gay
Segundo o The Hollywood Reporter (THR), a agência de regulação de mídia dos Emirados Árabes proibiu a exibição do filme devido à "violação dos padrões de conteúdo de mídia do país". Não houve uma declaração específica para justificar o banimento homofóbico na Arábia Saudita -- entretanto, é comum que o país proíba a circulação de qualquer produto de mídia que contenha conteúdo LGBTQIAPN+.
Em abril deste ano, o filme do MCU Doutor Estranho 2 foi banido na Arábia Saudita e no Kuwait por ter um personagem gay. Antes disso, em novembro de 2021, Eternos, também da Marvel/Disney, foi banido por ter um Homofobia além do Oriente Médio
As medidas homofóbicas, no entanto, não acontecem apenas no Oriente Médio. Conforme aponta o THR, a Disney havia cortado a cena do filme no início deste ano, mas com manifestações contra a empresa pelo apoio ao então PL (Projeto de Lei) "Don't Say Gay" (Não Diga Gay, em tradução livre) e censura de "afeto gay explícito", ela voltou atrás. Após funcionários paralisarem as atividades em protesto ao posicionamento da companhia, a Disney também se pronunciou a favor da comunidade LGBTQIAPN+ pelas redes sociais.
Nenhum comentário