230 casos de esporotricose neste ano, doença causada por fungo
Foto Divulgação |
O Amazonas registrou, entre janeiro a novembro deste ano, 230 casos de esporotricose, doença causada pelo fungo Sporothrix, que pode ser encontrado naturalmente em solo, madeira e plantas. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A esporotricose é uma doença infectocontagiosa que pode afetar humanos ou animais, como cães e gatos.
Sintomas
De acordo com a FVS-RCP, os sintomas começam com o aparecimento de feridas na pele, como vermelhidão semelhante às de picada de mosquito.
As feridas podem até afetar os pulmões, em casos mais graves, com o surgimento de tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
Na forma pulmonar, os sintomas se assemelham aos de tuberculose.
Casos no Amazonas
Dos 230 registros de pessoas com esporotricose no Amazonas, 225 são em Manaus, 3 em Iranduba, 1 em Presidente Figueiredo e 1 em Juruá. Os dados foram consolidados pela FVS-RCP.
Risco em animais
Segundo a FVS, entre os mais afetados pela esporotricose estão os gatos, que podem transmitir a doença para humanos por meio de arranhões ou mordidas, principalmente os que vivem na rua e entram em contato com solo e tronco de árvores contaminados mais constantemente em relação aos animais que vivem em casa.
Nos felinos, as feridas são concentradas na região da face do animal e das patas. O contato com o fungo para o cuidador desse animal ocorre se a garra ou boca do felino estiver contaminada, quando o gato arranha ou morde, mesmo brincando.
Texto Reposte 18h
Nenhum comentário