Fotografia de boto-cor-de-rosa na Amazônia campeã do prêmio internacional
Foto: Reprodução/Kat Zhou |
Habitante dos rios amazônicos, o boto-cor-de-rosa encantou os jurados de um concurso internacional de fotografia este ano. Embora tenha a fama de "encantar", dessa vez não se trata de lenda folclórica. Na realidade, o boto-cor-de-rosa foi destaque após ter sido clicado pela fotógrafa norte-americana Kat Zhou, que ficou em primeiro lugar no "Underwater Photographer of the Year 2023", uma premiação que destaca os melhores fotógrafos subaquáticos do mundo
Kat Zhou batizou a imagem de 'Boto encantado', e ressaltou que o lendário boto-cor-de-rosa "deu uma pose e um sorriso perfeitos", já que o registro mostra o foto praticamente "sorrindo" para a foto. A fotógrafa comemorou a premiação em seu perfil profissional no Instagram.
Na publicação, Kat não especifica em qual região da Amazônia brasileira a imagem foi registrada, mas, aproveita para chamar a atenção para a ameaça e extinção da espécie, fazendo uma analogia com a lenda folclórica do boto-cor-de-rosa, muito conhecida no Amazonas, que fala que ele se transforma em um homem bonito e conquistador, que encanta mulheres e até as engravida.
"Embora os habitantes locais geralmente reverenciem esses golfinhos como criaturas lendárias com poderes mágicos, se continuarmos no atual caminho de destruição ambiental na Amazônia, temo que eles realmente se tornem nada mais do que seres míticos", escreveu a fotógrafa.
Nenhum comentário